Irene Flunser Pimentel elaborou diversos estudos sobre o Estado Novo, o período da II Guerra Mundial, a situação das mulheres e a polícia política durante a ditadura de Salazar e Caetano e sobre o período de transição para a Democracia.

Irene Flunser Pimentel é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, mestre em História Contemporânea (séc. XX) e doutorada em História Institucional e Política Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Elaborou diversos estudos sobre o Estado Novo, o período da II Guerra Mundial, a situação das mulheres e a polícia política durante a ditadura de Salazar e Caetano e sobre o período de transição para a Democracia. Foi reconhecida com diversos prémios e distinções, nomeadamente o Prémio Carolina Michaelis (1999), Prémio Adérito Sedas Nunes (2007), Prémio Pessoa (2007) e Prémio Seeds of Science, categoria "Ciências Sociais e Humanas" (2009).
Obras disponíveis na Biblioteca:
Mocidade portuguesa feminina
Biografia de um inspector da PIDE: Fernando Gouveia e o partido comunista português
Judeus em Portugal durante a II Guerra Mundial: em fuga de Hitler e do holocausto
Mulheres portuguesas
História das organizações femininas no Estado Novo
Os cinco pilares da PIDE: uma história da polícia política portuguesa a partir da biografia dos seus mais conhecidos elementos
A história da PIDE
Holocausto