As bibliotecas conservam e divulgam a memória do mundo, mas também têm como função recolher, tratar, explorar, conservar e divulgar a memória da sua vida local, é essa a função deste espaço. Disponibilizar aos leitores toda a documentação sobre a história do concelho e da cidade de Guimarães.
São constituídos por documentos provenientes de doações de particulares, neste caso concreto, Prof. Emídio Guerreiro (a sua biblioteca particular).
Constituem este fundo todos os documentos em depósito na Sociedade Martins Sarmento desde 1884 e que constituem o embrião da Biblioteca Municipal Raul Brandão. É formada essencialmente por obras de carácter religioso e provenientes das Ordens e Congregações Religiosas do Concelho de Guimarães e Distrito de Braga.
Reservados
Constituem estes fundos, os documentos que pela sua natureza são de difusão restrita, fora dos circuitos comerciais, folhetos, panfletos, propaganda eleitoral, catálogos de exposições e ainda obras raras e notáveis (como primeiras edições), e obras autografadas pelos autores.
Toda a documentação municipal proveniente da extinta Biblioteca Fixa nº 127 da Fundação Calouste Gulbenkian.
Condições de Acesso
Organização dos Fundos
Estão organizados de acordo com a CDU - Classificação Decimal Universal com a indicação dos respectivos fundos: FL (Fundo Local); FEG (Fundo Emídio Guerreiro); FCG (Fundo Calouste Gulbenkian); FG (Fundo Galego); RE (Reservados).
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência neste website. Clique aqui para consultar a Política de Privacidade e Segurança aceitar e continuar